Ablac
  • Ablac
    • A ABLAC
    • Diretoria
    • Avisos e Convites
    • Estatuto
    • Legislação
    • Política de Trocas
    • Mensagem do Presidente
  • Associados
  • Fórum
    • Campanha de Valorização e Promoção do Calçado
    • Grupo de Atuação Política
    • Grupo de Discussão para Evolução do Varejo
  • Galeria
  • Notícias
  • Artigos
  • Revista
  • Imprensa
  • Acesso Restrito
  • Contato
Notícias
Dicas para o varejo em tempos de restrições...
Perfil do consumidor brasileiro em uma perspectiva pós-isolamento
GF estuda medidas para preservar atividade econômica e...
Dicas para atrair, conquistar e manter o cliente
Loja offline e loja online se complementam
Como fazer delivery de calçados com o SetaERP
Movimento nos shoppings caiu 32% e tempo de...
Confiança do Consumidor sobe em fevereiro, após quatro...
Fórum Conexão Couromoda: conheça os debatedores do segundo...
Contratar funcionários pela empatia e capacidade de sorrir?

Ablac

  • Ablac
    • A ABLAC
    • Diretoria
    • Avisos e Convites
    • Estatuto
    • Legislação
    • Política de Trocas
    • Mensagem do Presidente
  • Associados
  • Fórum
    • Campanha de Valorização e Promoção do Calçado
    • Grupo de Atuação Política
    • Grupo de Discussão para Evolução do Varejo
  • Galeria
  • Notícias
  • Artigos
  • Revista
  • Imprensa
  • Acesso Restrito
  • Contato

Como o uso de dashboards pode beneficiar o varejo

03/04/2018

Como você mede o seu sucesso? Pelo número de vendas? Pela agilidade da sua equipe? Ou está mais ligado à satisfação do seu cliente? Independente da resposta é fato que sem um indicador de sucesso, nenhuma empresa consegue crescer.

Cada setor trabalha com um indicador, que reflete qual o principal propósito do seu trabalho. Unindo todos os setores, você tem uma organização que – se bem organizada – funciona como um relógio, com todas as partes contribuindo para um bom resultado.

Para o varejo, isso funciona da mesma maneira. Cada etapa da venda precisa ser bem feita para termos consumidores satisfeitos e uma boa reputação. Mas, independente do tamanho da loja, são muitos detalhes diferentes que precisam ser constantemente analisados. Se um deles sair dos trilhos, todas as outras ações podem ficar prejudicadas.

Uma maneira muito interessante de conseguir acompanhar todos os indicadores necessários para o sucesso da sua empresa é o uso de dashboards. São telas que concentram gráficos e planilhas atualizados em tempo real mostrando a situação da organização ao vivo. Uma loja de roupas, por exemplo, pode analisar quantas peças foram vendidas no dia, como está a situação do seu estoque e qual vendedor está convertendo um número maior de vendas. Basta incluir os dados no sistema e, a cada nova alteração, teremos uma nova visão da loja.

A função primordial do dashboard é facilitar a visualização de dados importantes, permitindo que decisões estratégicas e operacionais sejam tomadas com mais velocidade e segurança. Como resultado, ele traz uma gestão muito mais consciente e atualizada, pois usa a informação como seu princípio norteador. Nada de “achismos” ou “eu faço assim porque sempre fiz dessa maneira”. Cada decisão acontece baseada em dados reais e suas projeções.

Gestores mais apegados às planilhas podem alegar que suas tabelas também são ricas em informação. Mas onde entra a agilidade? A estrutura dos dashboards já foi toda desenvolvida pensando em como economizar tempo. E essa agilidade pode ser determinante para fechar uma venda ou não.

Com todos os dados acumulados com o tempo e o conhecimento do seu negócio sendo ampliado, o empresário pode chegar a um novo patamar na sua gestão: a previsão de tendências baseada em dados. Um dono de restaurante, por exemplo, certamente possui uma noção clara de quais pratos são mais pedidos no seu estabelecimento e, por isso, quais são os alimentos que ele mais precisa comprar. Com o dashboard ele consegue acompanhar em tempo real os pedidos sendo realizados, a efetividade de cada garçom, o tempo médio que o consumidor fica no seu estabelecimento, etc. Com o tempo, ele pode pegar todos esses dados e criar cenários futuros, prevendo o crescimento do seu negócio. Ele pode analisar o comportamento do seu cliente em cada dia da semana ou época do ano, prever suas necessidades de compra e já negociar contratos com fornecedores, conseguindo assim preços melhores.

O dashboard também é essencial para correções rápidas de rota. Com ele, é possível observar com clareza a realização dos processos e seus resultados. Se algum dos indicadores tiver uma mudança súbita, é possível na hora observar quais são seus processos relacionados e já fazer a correção. É agilidade e praticidade à serviço do sucesso empresarial.

O uso da ferramenta permite que lojista, empreendedores e gestores tenham uma visão macro e micro do seu negócio, expandindo sua percepção para novas oportunidades. Mas é óbvio que um profissional experiente e que conheça de verdade o seu negócio conseguirá interpretar de maneira muito mais interessante os dados ali apresentados.

Um bom negócio se faz com muito trabalho e conhecimento. Por isso o uso de dashboards dentro do setor varejista é uma tendência que não para de crescer. Ter o poder da informação imediata sempre ao alcance dos olhos muda completamente a percepção do negócio e coloca a sua empresa entre as grandes líderes do mercado.

Num futuro próximo, os dashboards inteligentes serão construídos dinamicamente para cada usuário seguindo a sua tendência de análise, e mostrando resultados inteligentes que o usuário comum teria dificuldade em descobrir sozinho. Serão os algoritmos matemáticos invadindo os dados para mostrar informação relevante ao usuário final e ajudá-lo na tomada de decisão. (Fonte: Portal Administradores)

Como o uso de dashboards pode beneficiar o varejo was last modified: abril 3rd, 2018 by Ablac
0
Facebook Twitter Google + Pinterest

Veja Também

Setor calçadista deve crescer 19% em 2021,...

16/12/2020

Paquetá entra com pedido de recuperação judicial

25/06/2019

Projeto Marcas na Francal Ablac Show 2020...

04/11/2019

Retomada em São Paulo deve se refletir...

22/07/2020

Sem auxílio emergencial, varejo paulista deve deixar...

15/02/2021

Sua loja controla os recebimentos das vendas...

16/03/2018

Comissão do Senado aprova reforma trabalhista. Projeto...

29/06/2017

62% dos brasileiros com cartão de crédito...

21/02/2020

Um terço dos usuários de cartão de...

05/11/2018

Mudanças na compra de vestuário: preço é...

25/09/2019



Agenda

Couromoda 2021 - 100% digital
Data: 1 a 3 de março
Local: Expo Center Norte
Cidade: São Paulo/SP
www.couromoda.com
Telefone: 11 3897.6100

Francal 52ª Ablac Show
Data: 11 a 13 de agosto de 2021
Local: Expo Center Norte
Cidade: São Paulo/SP
www.francal.com.br
Telefone: 11 2226.3100

Couromoda 2022
Data: 18 a 20 de janeiro
Local: Expo Center Norte
Cidade: São Paulo/SP
www.couromoda.com
Telefone: 11 3897.6100


Topo