O líder dentro de uma organização torna-se o ponto de equilíbrio e peça-chave para fazer a diferença e buscar resultados. Ele deve mais que todos acreditar no potencial da loja/empresa e de sua equipe, mas, infelizmente, podemos notar que muito bons profissionais que são alçados ao papel de líderes, por inabilidade ou despreparo, não conseguem desenvolver esse papel adequadamente, o que causa muitos problemas em relação ao clima organizacional e aos resultados.
Assim sendo, só poderá ser agente motivador quem estiver motivado e, partindo desse princípio, existem características de lideranças que devem ser identificadas e potencializadas. Desenvolver essas competências torna-se fundamental para o sucesso de um líder, resultado da empresa e aumento de sua capacidade de empregabilidade. Podemos destacar alguns pontos fundamentais para atingir este objetivo:
1 – O primeiro diferencial é que o líder deve ser um apaixonado pelo que faz; se isso não ocorre, não haverá inspiração e entusiasmo. Assim, se quer se tornar um líder, tenha em mente que deve fazer o que ama e amar o que faz;
2 – Um líder deve ser um profissional em que as pessoas confiem, por isso deve ser sincero e ter engajamento. Também é importante que demonstre maturidade com base em experiências passadas e teóricas, pois tem que estar em busca pela melhoria contínua a reciclagem;
3 – O conhecimento do que faz e a curiosidade de estar buscando coisas novas é fundamental. Assim, o líder deve ser a base de informações e alternativas e estar sempre se aprimorando, senão pode virar uma liderança que não é muito respeitada;
4 – Saber arriscar é imprescindível, por isso é fundamental que se tenha audácia quando necessário e posicionar sua opinião. Também é necessário que assuma as responsabilidade e as culpas;
5 – Autoconhecimento e autocontrole são fundamentais, pois só olhando para dentro de si é que o líder saberá como agir com os parceiros e os seus limites.
6 – Ter resiliência é fundamental, pois é necessário estar pronto para mudar de rota sem perder a serenidade e o foco, conduzindo a equipe nas mudanças que o mercado impõe.
7 – Comunicar bem é fundamental. Hoje em dia, um dos grandes erros de uma líder é não saber deixar claro para a equipe os caminhos tomados e os motivos. Precisa saber falar, fazer reuniões e convencer.
Enfim, muito se confunde o líder com o “chefe”, mas ser líder não é apenas coordenar os trabalhos, é preciso ter conhecimentos profundos sobre a área de atuação e ser um líder inspirador e motivador de equipes, demonstrando o caminho a ser seguido. Com isto, tende a ser mais respeitado, atingindo a eficiência e resultados necessários para a produtividade e lucratividade da empresa. (Celso Bazzola – Consultor em recursos humanos e diretor executivo da BAZZ Estratégia e Operação de RH)