“Uma nova maneira de consumir”. A frase que tem sido repetida constantemente nos quatro cantos do mundo foi abordada por Patrícia Sant’anna, fundadora, CEO e Diretora Criativa da TENDERE, especializada em pesquisa de tendências e soluções em negócios criativos. A empresária subiu ao palco do Fórum Couromoda, no dia 16 de janeiro, em São Paulo, para falar sobre as tendências de comportamento do consumidor para os próximos anos.
Patrícia iniciou sua apresentação destacando a importância da compreensão dos contextos econômico e político quando se fala em tendências. “Isso influencia diretamente no humor do consumidor: quando as coisas vão mal, ninguém quer comprar. Então, este é o momento de ser mais agressivo para montar uma estratégia de vendas, comunicação, marketing, etc. e para isso é preciso ser criativo”.
Em seguida, a diretora da TENDERE falou sobre o cenário brasileiro esperado para 2018 e destacou algumas perspectivas identificadas. “Nossas expectativas são boas, esperamos a retomada do crescimento, que apesar de não ser nada muito grande ainda, já é um respiro. Trata-se da saída de um processo complicado de bagunça e desordem econômica e política. Hoje, a renda familiar é mais modesta e o endividamento é alto, pois tivemos acesso ao crédito, mas não fomos educados para isso. Portanto, as pessoas estão mais cautelosas para gastar”.
Desejo do público
Ao longo de sua palestra, Patrícia destacou também os desejos do público e a importância de as marcas estarem atentas a isso. “Os consumidores hoje são mais exigentes, eles buscam custo-benefício em produtos e serviços. Para se destacar, é preciso conhecer o que o seu cliente quer e isso não é difícil tendo em vista todas as tecnologias que temos à nossa disposição”.
“Hoje, o público espera marcas que conversem com ele e que sejam fáceis de encontrar, especialmente na tela do celular. As novas gerações consultam absolutamente tudo antes de consumir. Tendo sempre isso em mente, é possível visualizar que existe uma pluralidade nos modelos de negócios possíveis no mundo da moda. Estude bem a sua situação e inove. Isso será o seu diferencial”, pontuou.
Patrícia finalizou sua palestra explicando diferenças de conceitos e falando sobre as novas gerações que mudaram a forma de consumir no mundo. “O consumidor é quem usa, o comprador é quem adquire e o cliente é quem é fã da marca. Nos dias de hoje estes conceitos estão mais misturados, ou seja, ficaram mais difíceis de se diferenciar”.
“E isso se deve às gerações Y e Z, os nativos digitais, que criaram uma nova relação de consumo com o mundo. Eles são mais digitais, mais exigentes, mais curiosos, mais sofisticados, mais informados e, mesmo assim, querem sempre mais informações. Mas, também são muito diferentes. Por isso, é importante ter claro quem eles são e com quem sua marca vai se comunicar”, encerrou Patrícia.