Ao participar da 45ª ABAV Expo Internacional do Turismo & 48º Encontro Comercial Braztoa, em São Paulo, na semana passada, o economista Ricardo Amorim afirmou que o momento da virada econômica do Brasil já está acontecendo, apesar da crise política que o país enfrenta.
“Agora, apenas um novo escândalo, muito maior que os anteriores, seria possível para interromper o crescimento da economia até 2018”, comentou ele ao apresentar o crescimento de 1% do PIB no primeiro trimestre do ano – período em que ocorreram diversas denúncias no âmbito político. “A recuperação só não foi maior porque, no meio do caminho, tivemos um Joesley”, disse ao público que lotou o Grande Auditório do Expo Center Norte.
O economista também mostrou que a confiança é o combustível que move a economia. “Quando as coisas não estão bem, nós passamos a esperar menos ou o pior. O inverso ocorre quando tudo está dando certo: elevamos nossas expectativas e queremos mais, o melhor. No primeiro semestre do ano, o Brasil recebeu o maior investimento estrangeiro que já teve, a geração de emprego voltou a crescer e estamos com a inflação mais baixa desde 1999. O pêndulo está do lado positivo, o que gera otimismo, que, por sua vez, fomenta investimentos”, avaliou.
O palestrante concluiu a análise com um aviso às agências do setor. “Preparem-se, o financiamento de viagens irá voltar”. E deu a dica: “façam com que os clientes de vocês se sentam especiais. Se isso acontecer, parabéns. É como um novo funcionário para o time de marketing e vendas do seu serviço”.
Realizada pela ABAV Nacional, a ABAV Expo é a maior e mais importante feira de negócios de turismo do Brasil. O evento contribui de maneira decisiva para a consolidação de negócios entre empresas dos cinco continentes e favorece toda a cadeia produtiva global do turismo, ao atrair a participação massiva de agentes de viagens e outros profissionais do setor, dos mais diversificados nichos de mercado, além de compradores convidados, nacionais e internacionais.