Presidente da Associação Gaúcha para Desenvolvimento do Varejo, Vilson Noer lista quais são os cinco pontos que sinalizam um segundo semestre positivo. E melhor: sinalizam um 2018 de recuperação na economia.
1 – Saldo positivo de empregos no primeiro semestre. No Rio Grande do Sul, foram criados 1,1 mil postos de trabalho com carteira assinada após dois anos de saldo negativo no período. Gera renda para ser gasta no comércio, pagando contas ou em novas compras.
2 – Aprovação Reforma Trabalhista. Em especial, a possibilidade de jornada intermitente, que permite contratar trabalhadores para períodos de prestação de serviços. Poderão ser alternados períodos em dia e hora.
3 – Redução do juro, deixando o crédito mais barato e mais disponível no mercado. Também ajuda consumidores e empresas inadimplentes a resolverem suas dívidas atrasadas.
4 – Inflação controlada mantém o poder de compra dos clientes e não provoca elevação de custos para o lojista.
5 – Tradicionalmente, o segundo semestre concentra mais datas de vendas. Começa com o Dia dos Pais, tem Dia da Criança, Black Friday e finaliza com o Natal, a principal época do ano para o varejo. (Giane Guerra/Rádio Gaúcha – Foto de Charles Guerra/Agência RBS)