A edição de junho do evento Café com Lojistas, realizada pelo Sindilojas Porto Alegre na última segunda-feira, contou com a presença especialistas em varejo que estiveram na EuroShop 2017, feira mundial de varejo realizada em março. Os palestrantes, Gerson Klein, sócio da Point of Sale, e Tatiane Luquini, designer de consumo e sócia da Point of Sale, apresentaram um grande volume de conteúdo selecionado, editado e adaptado às necessidades do mercado nacional.
A EuroShop acontece a cada três anos e aponta as principais tendências do setor, abordando temas como tecnologia, marketing do ponto de venda e Omnichannel, visual merchandising e design de loja. Segundo Gerson Klein, a EuroShop apresentou aos visitantes o que há de mais novo em relação à experiência do consumidor. “No evento, tivemos a certeza de que integrar lojas físicas e digitais é essencial. O ponto de venda, por exemplo, é a expressão de um processo integrado, que envolve lojas conectadas pela internet e presença física”, explica.
Para Tatiane Luquini, o que foi apresentado na EuroShop é o futuro do varejo, onde um dos principais diferenciais é a customização da experiência. “O ponto de venda precisa ser relevante ao cliente e se renovar, propondo uma experiência de compra, ou ele fica propenso a acabar”, sinaliza. Segundo a designer de consumo e sócia da Point of Sale, “o menos é mais” na hora de buscar a simplicidade e a sustentabilidade do negócio.
De acordo com Gerson Klein, o novo consumidor busca a autenticidade, querendo ser único e diferenciado aos olhos dos vendedores. “Somos envolvidos, no sentido de preservar a saúde a princípios éticos; independentes, por preferir decidir sozinhos; e bem informadores, pois a informação é o combustível que nos move”. Segundo o sócio da Point of Sale, o consumidor possui escassez de tempo, atenção e confiança e, para conquistar mais clientes, é necessário que os empresários respeitem essas características e estejam atentos às novidades para customizar a experiência de compra. (Fonte: Sindilojas Porto Alegre)